Olivicultura

olivicultura

A cultura da oliveira é milenar e faz parte integrante da história e cultura dos países mediterrânicos.

Este sector apresentou uma considerável expansão desde os meados da década de 90, sendo que em Portugal o olival é quase totalmente vocacionado para a produção de azeite. Podemos dizer que no contexto nacional este sector tem visto a sua capacidade de autossuficiência reduzida, mas desenvolveu a sua capacidade exportadora.

O olival de sequeiro é predominante em Portugal, encontrando-se distribuído por todas as regiões agrárias do continente, mas com maior expressão nas regiões do Alentejo e Trás-os-Montes.

Nos últimos anos temos observado uma grande e positiva evolução da inovação no sector olivícola no sentido de dar respostas às exigências quantitativas e qualitativas do consumidor espelhando-se:

- Na instalação de novas plantações com densidades superiores e com sistemas adequados de rega, ao abrigo dos programas comunitários, proporcionando maiores produtividades;

- No aumento do regadio no olival tradicional com aplicação de sistema de rega gota a gota;

- No aadensamento e reestruturação de olivais tradicionais ;

- Na introdução de melhorias na qualidade dos azeites produzidos, face ao esforço de modernização da produção, à melhoria das técnicas de extração e ao controlo regular de qualidade;

- No reforço da qualidade/tipicidade, através da criação de seis Denominações de Origem Protegida (DOP).

Todas estas características do sector associadas com a crescente expansão do seu mercado,  o facto de os consumidores associarem os seus produtos a uma imagem de qualidade, tipicidade, tradição e saúde tornam o sector da olivicultura numa boa aposta para empresário agrícola.

A crescente importância da gestão de risco no sector agro-industrial faz com que os seguros constituam um instrumento importante de partilha de risco do agricultor. Que tipo de seguros existem para a sua empresa? Qual o seu custo? Quais as vantagens? Contacte a CONSAGRA para descobrir qual a melhor solução para si e o seu negócio.

Deseja implementar um projeto nesta área? Tem dúvidas a esclarecer? Venha esclarecer-se connosco! A primeira reunião é grátis. Contacte-nos info@consagra.pt