O compromisso surgiu em 2015, ano em que Portugal foi nomeado o país parceiro da maior feira de frutas e legumes do mundo.
Nesse ano, a Portugal Fresh decidiu empenhar-se em contribuir decisivamente para que o setor atinja 2000 milhões de euros em exportações de frutas, legumes e flores em 2020.
Entre 2010 e 2015 as exportações de frutas, legumes e flores cresceram de 780 milhões de euros para 1224 milhões.
A média anual de crescimento das saídas de produtos frescos foi de 11%. Em 2016, até novembro, comparando com o período homólogo do ano anterior, as exportações cresceram 6%.
Com base nos dados sobre as exportações em 2016 estima-se que se tenham ultrapassado os 1300 milhões de euros em exportações de frutas, legumes e flores portugueses.
Em 2017, a associação marca a sua sétima presença consecutiva na Fruit Logistic, em Berlim, que se realiza entre 8 e 10 de fevereiro.
A Alemanha é um mercado estratégico para os frescos portugueses, com 82 milhões de consumidores e elevado poder de compra.
Com a presença no certame, a Portugal Fresh pretende «reforçar alguns acordos com retalhistas e grossistas alemães».
Recorde-se que em 2015, a Alemanha foi o quinto país para onde se exportou frutas, legumes e flores portuguesas.
Debaixo da marca umbrela “Portugal Fresh” estarão 35 empresas portuguesas.
No primeiro dia do certame, 8 de fevereiro, o ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Capoulas Santos, marca presença na feira, acompanhado de João Mira Gomes, embaixador de Portugal na Alemanha.
Comments are closed.