A vitivinicultura está historicamente ligada a Portugal como atividade agrícola de grande importância quer económica quer social.
Portugal ocupa a décima posição entre os principais países produtores de vinho, com cerca de 28 milhões de litros anuais, representando 8,3% da produção agrícola a nível nacional, o que torna esta atividade numa das mais respeitadas e prestigiadas.
As mais de três centenas de castas produzidas no país, a maioria das quais autóctone e a sua forma de exploração que varia consideravelmente em todo o território nacional, configuram uma enorme diversidade, riqueza e identidade suportadas nas diferenças que o sistema de condução a que o relevo e as condições edafo-climáticas obrigam.
Resultante das exigências de rendimento de sistemas de produção cada vez mais intensivos, o Ministério da Agricultura criou um sistema de apoios à reconversão e reestruturação das vinhas no continente (Programa Vitis) regulamentado pelo órgão competente, o Instituto da Vinha e do Vinho.
Os projetos deste sector apresentam-se como sendo de elevado investimento e todos os parâmetros desta atividade são minuciosamente regulamentados, o que requer uma ainda maior dedicação do empresário agrícola e da equipa em que se apoia.
A Consagra apresenta uma equipa polivalente, com experiência, não só na apresentação de candidaturas ao sistema de incentivos do Vitis, mas também na estruturação e definição de vinhas e sistemas de condução das mesmas.
Contacte-nos e marque uma primeira reunião grátis com um dos nossos técnicos info@consagra.pt