Norma GlobalGAP

O que é o GlobalGAP?GlobalGAP Logo

O GlobalGAP funciona como um manual de boas práticas agrícolas onde estão explicadas todas as práticas, procedimentos e registos que devem ser cumpridos pelos produtores e comercializadores em áreas tão diversas como a gestão da exploração; saúde, segurança e bem-estar dos trabalhadores; gestão de resíduos e poluentes, ambiente e conservação; gestão de reclamações; rastreabilidade e segregação; e higiene e segurança alimentar.

Quais as vantagens da certificação GlobalGAP?

Reconhecimento internacional da certificação dos produtos;

Possibilita o escoamento dos produtos para mercados mais exigentes;

Garantia de qualidade e segurança dos produtos;

Melhora a organização interna da exploração.

A quem se destina a certificação GlobalGAP?

O referencial GlobalGAP pode ser implementado em qualquer tipo de exploração agrícola ou agro-indústria.

Como implementar a certificação GlobalGAP?

A implementação dos requisitos GlobalGAP, designadamente nas infraestruturas existentes, determinação das avaliações de risco e respectivos procedimentos, formação dos trabalhadores, planos de ação, sinalética, registos, cadernos de campo, etc., deverá ser feita anteriormente à obtenção da certificação. Só após todo o processo de implementação o produtor poderá solicitar uma auditoria por parte de uma empresa certificadora, após a qual receberá a certificação.

Esta implementação poderá ser otimizada e facilitada se for solicitado o apoio de uma entidade para o efeito, como é o caso da CONSAGRA, uma vez que poderá facilitar a implementação do referencial através da aplicação de alternativas práticas, simples e económicas para cumprimento dos requisitos e elaborar todo o suporte documental à certificação, assim como coordenar o processo junto da entidade que no final certificará os produtos.

A certificação GlobalGAP permitirá  uma melhor gestão da exploração, através de uma aposta na qualidade e no rendimento, praticando uma agricultura sustentável.

Este referencial é uma ferramenta essencial para o escoamento de produtos tanto a nível nacional, como internacional, permitindo responder à necessidade de disponibilizar ao consumidor informação sobre o produto que lhe permitirá criar uma relação sólida de confiança.

Se pretende implementar o referencial GlobalGAP venha esclarecer-se connosco!

A primeira reunião é grátis. Contacte-nos info@consagra.pt