Lagares de Azeite

O azeite é obtido pela recolha das gorduras que se libertam após o esmagamento da azeitona.

Desenvolver uma unidade industrial de produção de azeite obriga licenciamento industrial com cumprimentos de critérios ambientais apertados, uma vez que esta indústria é altamente poluente.

O esforço energético desta indústria é elevado pelo que na definição do processo de fabrico, devemos sempre que possível, criar transições das massas que diminuam o esforço energético, eleger equipamentos que facilitem a gestão energética e a minimização do seu custo.

O azeite é um alimento pelo que a sua produção está obrigada às boas práticas da Segurança Alimentar, devendo os lagares de azeite cumprir com os pré-requisitos para a implementação do HACCP.

Esta é uma indústria sazonal que trabalha cerca de 2 meses no ano na produção do azeite, pelo que durante esse período tem que ser muito rentabilizado, sendo frequente o recurso a turnos de trabalho.
As instalações voltam a ser usadas quando se faz o processamento do azeite até à sua expedição.

Esta é uma indústria obrigada a manifestos dos seus produtos, subprodutos e rejeitados, pelo que a informatização pode ajudar bastante na sua gestão.

A CONSAGRA com a rede de consultores associados pode ajudá-lo desenvolver o seu projeto “chave na mão” ou a desenvolver qualquer fase do seu projeto industrial de um lagar de azeite, com ou sem linha de embalamento de azeite.

A crescente importância da gestão de risco no sector agro-industrial faz com que os seguros constituam um instrumento importante de partilha de risco do agricultor. Que tipo de seguros existem para a sua empresa? Qual o seu custo? Quais as vantagens? Contacte a CONSAGRA para descobrir qual a melhor solução para si e o seu negócio.

Venha esclarecer-se connosco! A primeira reunião é grátis. Contacte-nos info@consagra.pt