Pasto Alentejano

Pasto Alentejano

A Pasto Alentejano produz cerca de 10.000ton de estrume de ovino por trimestre.

Pretende valorizar este subproduto através da compostagem do estrume e seu posterior tratamento para melhor uso na agricultura como fertilizante orgânico, em formato de produto e de embalagem que possibilite o fácil transporte, armazenamento e a sua distribuição mecânica com espalhadores de adubo.

A CONSAGRA dimensionou uma unidade industrial de fertilizantes orgânicos, composta por uma central de compostagem e uma unidade de processamento do composto, até à finalização da sua preparação para expedição para o mercado dos fertilizantes orgânicos nacional quer para exportação.

Na central de compostagem foi proposto o método de compostagem com reviramento dos cordões de estrume sob coberto e um método de compostagem em contínuo, por hidrólise enzimática. Este último método é um processo inovador obtido por um projeto de I&DT de uma empresa nacional, que possibilita entre outras coisas reduzir o tempo para obtenção do composto e diminuir a perda de nutrientes, facilitando a classificação do composto final como adubo orgânico.

Na unidade industrial de processamento foi projetado um lay-out que possibilita a separação do composto dos contaminantes físicos que possam vir misturados, que faz a desinfeção do composto, podendo ser comercializado na forma pulverulento ou em pelletes. Ambas estas formas podem ser armazenadas, transportadas e comercializadas a granel, em sacos de 25kg sobre paletes ou em big-bag’s.

Toda a unidade industrial foi projetada de forma a cumprir as normas nacionais e da U.E. que regulam esta atividade.

Recent Projects

AVILAMEGO – Next Generation

A Avilamego apresentou em Julho de 2021 uma candidatura à Ação 3.2.2. – Pequenos Investimentos

LACTILOURO – Next Generation

A LACTILOURO apresentou em Junho de 2021 uma candidatura à Ação 3.3.2. –

LOUROFOOD – Next Generation

A LOUROFOOD apresentou em Junho de 2021 uma candidatura à Ação 3.3.2. –

Herdade do Vale da Lameira

A APPMIND adquiriu a Herdade do Vale da Lameira em Alcáçovas, Viana do