A Comissão dos Vinhos Verdes e a ViniPortugal decidiram avançar para o Brasil ao longo desta semana, organizando provas e outras ações em várias cidades locais, para deste modo consolidar a presença dos vinhos portugueses.

A Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV) aposta forte no Brasil, que considera ser «um mercado importante», e pela primeira vez, já esta quinta-feira, vai a Brasília fazer uma prova destinada a profissionais e a consumidores. Estarão representadas «150 referências da região» e a iniciativa terá lugar na embaixada de Portugal, na capital brasileira.

O Brasil é o quarto maior destino dos vinhos verdes em volume e o quinto em valor. «Em 2015, vendemos para lá 3,092 milhões de euros», o que representa um ligeiro decréscimo face aos 3,141 milhões vendidos no ano anterior, disse o presidente da CVRVV, Manuel Pinheiro.

O país que mais vinho verde comprou em 2015 foram os Estados Unidos, com 13 milhões de euros. Seguiram-se a Alemanha (9,7 milhões), a França (6,2), o Canadá (3,7) e o Brasil.

Manuel Pinheiro realçou que «a economia brasileira não está fácil» e por isso houve uma retração do consumo de vinho, razão pela qual a CVRVV decidiu reagir e procurar «outros mercados onde os vinhos verdes não estão implantados», para assim compensar a queda verificada em áreas urbanas como São Paulo e Rio de Janeiro.

«Brasília tem um potencial enorme. É um tiro num mercado novo», salientou, acrescentando que «o grande desafio é seduzir os brasileiros para beberem vinho verde e não apenas cerveja quando chega o tempo quente».

Com início hoje e até ao próximo dia 27, a ViniPortugal promove três provas em Salvador, Vitória e Fortaleça de 21 a 27 de Junho, explicando que o faz porque «o mercado brasileiro continua no foco da promoção dos vinhos portugueses».

«São ações que pretendem fortalecer a divulgação e a notoriedade dos vinhos nacionais no Brasil, lançado aos principais públicos o desafio de se atreverem a conhecer o que é único, descobrindo a diferença», refere uma nota enviada por aquela entidade.

A ViniPortugal refere que a «promoção dos vinhos portugueses no Brasil foi iniciada em abril e prolonga-se até setembro, englobando várias ações que visam a promoção dos vinhos portugueses» no mercado local.

Estão previstas «diversas iniciativas como provas, degustações e formações que terão lugar de Norte a Sul do país», em cidades como Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis, Salvador, Maceió, Recife, Fortaleza, São Paulo e Porto Alegre.

Fonte: Lusa